O “Um App”


Comentei aqui que há dois aplicativos que sempre usamos, e disse que o segundo merecia um texto especial.

O útero não é dos lugares mais silenciosos do mundo. Ao contrário, pode chegar até a uns 90dB (para efeito de comparação, uma conversação normal fica em cerca de 60dB, 90dB é o tráfego urbano e um show de rock fica por volta de 120dB). Então o bebê está acostumado ao barulho, até porque o som no útero não pára nunca, já que há o barulho da circulação sanguínea da mãe, das batidas do coração dela, movimentos estomacais e intestinais, e o próprio som ambiente que invade o corpo.

Quando estava chegando perto da vacina dos dois meses, recebi uma dica de um colega de trabalho que tinha acabado de passar por ela de que uma única coisa tinha conseguido acalmar a filha dele: um secador de cabelo! Pois é!! Apenas o barulho do secador ligado acalmou o bebê. Achei estranho, mas quando a Mamãe ligava o secador (e era praticamente todo dia), o Biscoito não surtava, não se assustava, e até ficava um pouco mais calmo na maioria das vezes.

Já tínhamos uma prova de que barulho ou música acalma o Biscoito. No carro, quando ele começa a chorar porque o velocímetro foi ativado, música geralmente consegue acalmá-lo. Há uma que sempre funciona, pelo menos até a segunda repetição: Trem Bala, da Ana Vilela. Há uma outra que, com muita alegria, descobri que ele também gosta: Lullabye, do Billy Joel (que aliás tem uma letra linda, assim como a música da Ana Vilela).

Uma vizinha do prédio deu uma dica de aplicativo, para simular o barulho do secador. Não levamos muita fé, mas a Mamãe resolveu dar uma colher de chá, e não é que funciona? Quando o Biscoito está muito nervoso, chorando ou se recusando a dormir basta abrir o Sleep Baby Sleep (esse também tem pra Android), selecionar o barulho de secador, colocar o celular perto dele, e pronto! Na hora ele sossega, e muitas vezes dorme. Além do secador também tem barulho de máquina de lavar, aspirador de pó, ventilador, torneira e, claro, útero.

Só que não adianta deixar o barulho meio longe! Outro dia coloquei o som nos falantes do carro, pensando que talvez ficasse melhor, mas não teve efeito nenhum. Só resolveu colocando o celular perto dele. Mas pelo menos resolveu!