Aplicativos…necessários?


Assim que o Biscoito nasceu começaram as dúvidas e esquecimentos sobre quando foi a última mamada, quando foi a última troca de fralda, quanto de xixi ele fez, se fez cocô também, quanto ele dormiu…na cabeça de alguém de TI como eu, nada melhor que um aplicativo para controlar tudo isso!

Fui atrás de alguns e acabei instalando dois, para ver qual se saía melhor. Após os testes, que duraram exatamente um dia, percebi que seria uma tremenda estupidez usar qualquer um deles para qualquer coisa relacionada ao Biscoito! Eles permitem guardar peso, altura, quantidade de leite que mamou, se foi mamadeira ou peito, quanto dormiu, etc., porém precisa que alguém coloque essa informação! E acha mesmo que íamos lembrar de abrir o aplicativo depois de tentar dar de mamar, o Biscoito se contorcer de dor por causa da cólica, correr para esquentar a bolsa térmica, tentar terminar de dar de mamar, trocar a fralda e ficar sei lá quanto tempo ninando ele até dormir? Depois dessa maratona, que se repetia a cada 3 horas, com mais ou menos surpresas, alguém ia lembrar de atualizar um app no celular?

Mas há aplicativos úteis! Há dois que tanto a Mamãe quanto eu usamos, e muito.

Assim que o Biscoito começou a dormir no berço, óbvio que precisávamos de uma babá eletrônica para poder vê-lo e ouví-lo. Eu tenho uma câmera IP, dessas comuns muito usadas para monitoramento (mais especificamente, esta). Comecei a procurar alguma forma de talvez fazê-la transmitir para a TV que temos no nosso quarto, e enquanto buscava algum aplicativo no celular que permitisse tal gambiarra (pois a TV é burrinha) encontrei o Baby Monitor (iOS apenas….acho que não existe para Android). Ele se conecta na câmera via roteador WiFi, permitindo controlá-la (movê-la, colocar em modo infra-vermelho, etc.).

Via compras dentro do aplicativo há a opção de habilitar a gravação de áudio e vídeo, controlar múltiplas câmeras e suporte ao Chromecast (US$ 1.99 para tudo isso). Mas o principal, que é uma outra compra separada (US$ 4.99), é o monitor de áudio: ele exibe um gráfico (que tem escala de últimos 2 minutos, 10 minutos, uma hora ou 6 horas), mostrando todos os momentos em que apareceu algum barulho (e sua intensidade), permitindo configurar um nível de barulho a partir do qual o app emite uma notificação.

Infelizmente não possui suporte às compras familiares, então cada aparelho precisa fazer a compra.

Sempre que colocamos o Biscoito no berço, um dos celulares está aberto nesse app para ficarmos de olho.

O outro aplicativo merece um texto separado, só para ele!