Dia 88 – Dia de Vacinação


Chegou o dia de nova vacinação. Novo sofrimento. Novas picadas.

Desta vez foi o momento da meningocócica. Há três vacinas no mercado para proteger contra os meningococos, que são subdivididos em tipos: A, B, C, W e Y. A vacina gratuíta, dada no posto de saúde, protege apenas contra o tipo C, que segundo o Dr. Atra equivale a cerca de 70% dos casos de meningite no Brasil.

O tipo B equivale a 20% dos casos. O problema é que a vacina contra o tipo B é dada exclusivamente em clínicas particulares. E essa o Dr. Atra foi enfático: tem que dar! Um caso a cada 5 não é algo que se possa ignorar, realmente.

E os outros 10% equivalem aos outros tipos ou não identificados.

Na clínica há duas vacinas, resumindo: uma contra o tipo B, e outra conjugada contra os A, C, W e Y.

Mamãe e eu concordamos que seria melhor dar as duas na clínica, para ter mais proteção. Até porque o médico também disse que, caso aplicássemos apenas a C agora, no posto, no reforço de 1 ano seria muito aconselhável dar a mais completa (ACWY).

Nos preparamos como ele disse, dando o Tylenol 2 horas antes da aplicação e 3 horas após. Na clínica o Biscoito sentiu bastante as picadas! Ficou com a perninha inchada por uns 2 dias. Teve febre e ficou meio chatinho, sem dormir muito.

Aproveitamos e Mamãe e eu tomamos a antigripal também!

Daqui a um mês, nova visita ao posto e à clínica.