Mês: outubro 2018


Das Pequenas Coisas


É fascinante acompanhar o desenvolvimento de uma criança, as pequenas descobertas, o surgimento de manias, e os atos inesperados deles.

O Biscoito come bem, e come de tudo, por enquanto! Dizem que quando chega por volta dos 2 anos ocorre uma mudança alimentar onde tudo que comia até essa idade deixa de comer. Espero que não aconteça. Mas ele tem um costume: adora comer com um garfo ou colher. Só que não usa o talher para comer…o objetivo é apenas segurá-lo. Não importa se é uma coxa de frango, arroz com feijão, tomate ou sopa, ele come com a mão. E se não estiver segurando alguma coisa, reclama, chora e esperneia até darmos algo.

O fato dele comer com a mão até certo ponto é culpa nossa, que o incentivávamos a pegar os alimentos com a mão para sentir a textura. Talvez isso dê um pouco de trabalho quando ele for pra escolinha, nos dá trabalho hoje pois após as refeições sempre rola um mini-banho para tirar os restos de comida do cabelo, pescoço, roupas, cadeirinha, chão, mesa…mas eu particularmente acho ótimo! Ver ele comer bem, de tudo e sem frescura me deixa contente.

Quando vamos sair, sempre pedimos pra ele ir buscar um brinquedo para levar. E ele sempre sabe o que pegar! Não fica olhando aqui e ali procurando algo. Vai direto no que quer! Teve um dia que estávamos saindo, já um pouco atrasados, então nós esquecemos de pedir pra ele. A Mamãe já estava segurando a porta do elevador, com ele, e eu fechando a casa. O Biscoito entrou de novo em casa, “correndo”, foi no meio da sala e pegou um brinquedo da pilha que tava ali. Nem titubeou no brinquedo, ele já sabia o que queria. E saiu correndo de volta pro elevador.

Se ele quer algo que está guardado, não tem tempo ruim. Pega a Mamãe ou eu pela mão, leva até o quarto, mostra onde o brinquedo está para que nós abramos a caixa, pega o brinquedo e volta pra sala com ele na mão.

Um calçado que nós usamos muito é um sandália crocs. É feia? É!! De doer! Mas é muito confortável, fácil de colocar e fácil de tirar (depois que você aprende, claro), e dá pra usar com meia nos dias frios e sem nada nos dias quentes. Mas ela tem um defeito (ser feia nem conto mais como defeito, diria que já é uma característica): pega cheiro muito fácil! Ou então o Biscoito é que tem chulé mesmo. Muitas vezes nós pegamos o pé dele, damos uma fungada e fazemos movimento com a mão de cheiro ruim, falando pra ele “que chulé”. Na maioria das vezes tem chulé mesmo, só pra constar. Ontem ele estava na nossa cama, depois de colocado o pijama, e pegou o crocs. Deu uma cheirada. E fez o movimento de cheiro ruim! Nem preciso dizer que rolaram lágrimas de tanto rir…